quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Adeus, Mercedes Sosa

Cantora Mercedes Sosa morre em Buenos Aires

Morreu no dia quatro de outubro a cantora argentina Mercedes Sosa, que estava internada em um hospital de Buenos Aires desde 18 de setembro, com problemas pulmonares e hepáticos e pulmonares.

"Na data de hoje, na cidade de Buenos Aires, Argentina, temos de informá-los que a senhora Mercedes Sosa, a maior artista da música popular latino-americana, nos deixou", diz uma nota da família.


A TRAJETÓRIA

"Gracias a la vida/que me ha dado tanto...", a canção de Violeta Parra, considerada uma das fundadoras da música popular do Chile, ganhou versão definitiva na voz de Mercedes Sosa. A argentina Mercedes, apelidada por alguns de "A voz da América Latina", deixa aos 74 anos uma obra vasta e de forte temática social, após uma vida de resistência política misturada ao romantismo, com dezenas de parcerias importantes.

Nascida em 1935 em Tucumán, no norte da Argentina, Mercedes Sosa teve origem humilde e gostava desde cedo de interpretar canções folclóricas. Aos 15 anos, participou de um concurso de uma rádio com um grupo, quando a afinada cantora se destacou. O prêmio pela vitória foi um contrato de dois meses com uma emissora. Era o início da carreira.

Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino-americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa.

A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores. Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura argentina (1976-83). Não apenas ela foi presa, mas inclusive o público presente. Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar.

"La Negra", como também era conhecida, voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura. Na década de 1980, Mercedes realizou trabalhos em parceria com Milton Nascimento. Entre os brasileiros que também cantaram com ela estão ainda Caetano Velloso e Daniela Mercury.

Na reta final, Mercedes ainda encontrava reconhecimento do público e da crítica. Seu último álbum, "Cantora 1", alcançou boa vendagem e foi indicado a três prêmios no Grammy Latino, com entrega marcada para 5 de novembro em Las Vegas. Entre os parceiros deste último trabalho estão artistas como Shakira, Fito Páez e Joaquín Sabina.


Eu só peço a Deus

Eu só peço a Deus

Que a dor não me seja indiferente

Que a morte não me encontre um dia

Solitário sem ter feito o q'eu queria

.

Eu só peço a Deus

Que a dor não me seja indiferente

Que a morte não me encontre um dia

Solitário sem ter feito o que eu queria

.

Eu só peço a Deus

Que a injustiça não me seja indiferente

Pois não posso dar a outra face

Se já fui machucada brutalmente

.

Eu só peço a Deus

Que a guerra não me seja indiferente

É um monstro grande e pisa forte

Toda fome e inocência dessa gente

.

Eu só peço a Deus

Que a mentira não me seja indiferente

Se um só traidor tem mais poder que um povo

Que este povo não esqueça facilmente

.

Eu só peço a Deus

Que o futuro não me seja indiferente

Sem ter que fugir desenganando

Pra viver uma cultura diferente

.

Que el dolor no me sea indiferente,

Que la reseca Muerta no me encuentre

Vacio y solo sin haber hecho lo suficiente.

.

Solo le pido a Dios

Que lo injusto no me sea indiferente,

Que no me abofeteen la otra mejilla

Despues que una garra me araño esta suerte.

.

Solo le pido a Dios

Que la guerra no me sea indiferente,

Es un monstruo grande y pisa fuerte

Toda la pobre inocencia de la gente.

.

Solo le pido a Dios

Que el engaño no me sea indiferente

Si un traidor puede mas que unos cuantos,

Que esos cantos no lo olviden facilmente.

.

Solo le pido a Dios

Que el futuro no me sea indiferente,

Desahuciado esta el que tiene que marchar

A vivir una cultura diferente.

.

“Una oracion de Mercedes Soza por la paz, la unidad, el respeto ajeno. Y por todos los que nos vemos forzados a salir de nuestros terrunos queridos”.

.

Bladimir

.

Nenhum comentário: